lcwebd® Customizado por lcwebd®

News

27/maio/2012 - XXVI Panorama da Música Brasileira Atual - estreia

23/julho/2011 - Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (Portugal)

07/abril/2011 - Instalação Cubo Negro - concerto com Sensembow

25/nov/2010 - lançamento do CD Compositores de Mato Grosso

10/nov/2010 - Mostra de Música Eletroacústica da UFPR

28/out/2010 - Sensembow no Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN)

16/out/2010 - Ai-Maako Festival Internacional de Música Eletroacústica (Chile)

13/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

12/out/2010 - Quarteto Sensembow - Teatro Sesc Arsenal

10/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

05/out/2010 - Quarteto Sensembow no Teatro Universitário da UFMT

29/julho/2010 - II Festival Ibrasotope de Música Experimental

08/julho/2010 - Graduação Música/UFMT (seminário de Monografia)

17/jun/2010 - concerto de encerramento do Simpósio RedeCO3 - UFMT

17/jun/2010 - Simpósio da RedeCO3 / Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas

28/maio/2010 - MusiCien - 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência UFMT

III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste

07/abril/2010 - Sensembow interpreta o compositor Roberto Victorio

15/set/2009 - Gravação do programa de TV Instrumental UFMT

26/ago/2009 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

28/out/2008 - III Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

26/jun/2008 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/nov/2007 - 24horas de Cultura UFMT

26/out/2007 - Abertura Seminário de Iniciação Científica UFMT

26/ago/2007 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/maio/2007 - Apresentação do Conjunto de Violões UFMT

Blog

Palestra


Segue alguns tópicos e videos utilizados na palestra que apresentei durante o 1º Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso.

Poéticas Musicais

Alguns aspectos interdisciplinares entre Musicologia e outras áreas do conhecimento passaram a afetar o modo com que os compositores organizavam suas idéias; muitas vezes alterando até o conceito que eles possuíam a respeito da Música.

Conceitos estritamente musicais;
Conceitos extra-musicais (multidisciplinares)


Poética como fazer individual /modo como o compositor concebe sua obra / universo criativo do artista / visão de mundo.


Elementos Musicais
muitas obras são concebidas a partir dos proprios elementos musicais: autonomia do som (espectro harmonico); elementos geradores (intervalo, ritmico, textural, etc.)

Elementos Extra-musicais
motivação de ordem psicológica/afetiva/perceptiva de procura com sua Música "descrever" cenas pictóricas ou poética através de efeitos sonoros, melódicos, tímbricos e harmônicos; dialética entre indivíduo (ser subjetivo) e mundo (realidade objetiva) reformulação do mundo a sua volta (conceitos interdisciplinares);

Autonomia do som - através das contribuições (tecnologias/sintetizadores/computadores) – peças escritas buscando alcançar uma sonoridade/textura característica.

Concepção etnológica - estudos de manifestações culturais (ritos/folclore) - música ritual (autopoiése) –

Conceitos filosóficos, matemáticos, biológicos, etc


RAI Studio of Musical Phonology





The Electronic Music Manuscript (por Richard Devine)




Era do conhecimento - hibridações nas artes

soundArt (música + artes plásticas e ou video e ou dança)
a fruição/compreensão de uma obra concebida SoundArt só faz sentido quando há uma conexão com uma imagem ou gesto visual;

Sound Design (música p/ cinema) – o projeto de som está organicamente ligado à narrativa e as necessidades temáticas do filme. A trilha em si é Música ?


Are You For Real? (por Kyle Ruddick & Cari Ann Shim Sham)



Klaus Obermaier – suas obras incluem também projetos como instalações interativas, arte, vídeo, projetos web, computer music.

"Eu percebi que sou capaz de pensar em novas tecnologias - da mesma forma que eu posso pensar em música e instrumentos como compositor, ou como um cenógrafo acha o espaço de atuação ... Isso me permite planejar e combinar os diferentes meios de muitos que eu uso em uma maneira muito eficiente e de maneira direta.” (OBERMAIER)

Apparition (por Klaus Obermaier/Ars Electronica Futurelab)



folder

About

  • Iniciou seus estudos formais entre os anos de 2000 e 2001 com Eduardo Martinelli Danzi; cursou história da Música com Regina Schlochauer, estruturação musical com Gilson Beck e violão com David Jerome. Participou de alguns grupos instrumentais (1998 e 2003) e atuou em 2004 como instrumentista convidado da Orquestra Sinfônica Jovem de Itanhaém/SP. Desde então, veio se aprofundando em cursos e masterclasses em Musicologia Histórica (UFMT-UFBA/Pablo Sotoyo), Regência (FUNARTE), Instrumentação e Arranjos Musicais (FUNARTE/Marcos Nogueira). Participou de masterclasses de composição com Jorge Antunes, Marisa Rezende, Silvio Ferraz, Edson Zampronha, Fernando Iazzetta, Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes, Rodolfo Caesar, Harry Crowl, entre outros. Estudou composição e regência durante a graduação com Roberto Victorio e orientações com João Pedro Oliveira.
  • Trabalhos Publicados
  • TEXTO: As Poéticas Musicais Contemporâneas e suas relações com a Musicologia. In: MusiCien - Ciclo de Palestras: Música e Ciência, 2010, Cuiabá. Anais do 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência (ISSN: 2177-5826). Cuiabá, 2010. v. 1. p. 7-16.
  • PESQUISA: A Bienal de Música Brasileira Contemporânea como fonte de Informação e Interpretação da Música de Concerto. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso, ISSN 1982-0410, 2010.
  • TEXTO: Uma Prática de Ensino em Música centrada na Criatividade. In: X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Sinop. X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical. Cuiabá : EduUFMT, 2010. p. 228-233.
  • TEXTO: A Relação da Cidade de Cuiabá com a Estética Musical Contemporânea. In: II Semana de Ciências Sociais, 2009, Cuiabá. Anais da II Semana de Ciências Sociais - Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • CURSO: Fundamentos da Nova Música. In: Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • TEXTO: Textura em Música: de elemento a unidade composicional. In: IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagens do Centro-Oeste, 2008, Cuiabá. Revista Eletrônica do GELCO - Linguagens: desafios contemporâneos, 2008. v. 1. p. 464-475.
  • PALESTRA: O Violão no Brasil, passagens históricas e personalidades. In: Programa de Monitoria do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, Disciplina: Prática Instrumental. 2008.
  • MESA REDONDA: A Pesquisa em Música na Graduação. In: VII Seminário de Linguagens: desafios contemporâneos, Universidade Federal de Mato Grosso, 2008.
  • http://lattes.cnpq.br/2657975787697452

    (in)pulso(ex)pansão (2010/11) for ensemble and tape

    Prize at the 6th Póvoa de Varzim Composition Contest 2011

    world premiere: Sond'Ar-te Electric Ensemble
  • Framefire II (2010) for sax and tape (excerpt)

    Raphael Morais (saxofone)

  • Peça para Violoncelo nº1 (2009)(excerpt)

    Fábio Presgrave (violoncelo)

  • Da Minha Prata-heresia (2009)

    interpretada por Teresinha Prada (violão)


lucianocampbell © 2009 | Visitantes |from Brazil|