Segue alguns tópicos e videos utilizados na palestra que apresentei durante o 1º Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso.
Poéticas Musicais
Alguns aspectos interdisciplinares entre Musicologia e outras áreas do conhecimento passaram a afetar o modo com que os compositores organizavam suas idéias; muitas vezes alterando até o conceito que eles possuíam a respeito da Música.
Conceitos estritamente musicais;
Conceitos extra-musicais (multidisciplinares)
Poética como fazer individual /modo como o compositor concebe sua obra / universo criativo do artista / visão de mundo.
Elementos Musicais
muitas obras são concebidas a partir dos proprios elementos musicais: autonomia do som (espectro harmonico); elementos geradores (intervalo, ritmico, textural, etc.)
Elementos Extra-musicais
motivação de ordem psicológica/afetiva/perceptiva de procura com sua Música "descrever" cenas pictóricas ou poética através de efeitos sonoros, melódicos, tímbricos e harmônicos; dialética entre indivíduo (ser subjetivo) e mundo (realidade objetiva) reformulação do mundo a sua volta (conceitos interdisciplinares);
Autonomia do som - através das contribuições (tecnologias/sintetizadores/computadores) – peças escritas buscando alcançar uma sonoridade/textura característica.
Concepção etnológica - estudos de manifestações culturais (ritos/folclore) - música ritual (autopoiése) –
Conceitos filosóficos, matemáticos, biológicos, etc
Era do conhecimento - hibridações nas artes
soundArt (música + artes plásticas e ou video e ou dança)
a fruição/compreensão de uma obra concebida SoundArt só faz sentido quando há uma conexão com uma imagem ou gesto visual;
Sound Design (música p/ cinema) – o projeto de som está organicamente ligado à narrativa e as necessidades temáticas do filme. A trilha em si é Música ?
Klaus Obermaier – suas obras incluem também projetos como instalações interativas, arte, vídeo, projetos web, computer music.
"Eu percebi que sou capaz de pensar em novas tecnologias - da mesma forma que eu posso pensar em música e instrumentos como compositor, ou como um cenógrafo acha o espaço de atuação ... Isso me permite planejar e combinar os diferentes meios de muitos que eu uso em uma maneira muito eficiente e de maneira direta.” (OBERMAIER)