lcwebd® Customizado por lcwebd®

News

27/maio/2012 - XXVI Panorama da Música Brasileira Atual - estreia

23/julho/2011 - Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (Portugal)

07/abril/2011 - Instalação Cubo Negro - concerto com Sensembow

25/nov/2010 - lançamento do CD Compositores de Mato Grosso

10/nov/2010 - Mostra de Música Eletroacústica da UFPR

28/out/2010 - Sensembow no Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN)

16/out/2010 - Ai-Maako Festival Internacional de Música Eletroacústica (Chile)

13/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

12/out/2010 - Quarteto Sensembow - Teatro Sesc Arsenal

10/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

05/out/2010 - Quarteto Sensembow no Teatro Universitário da UFMT

29/julho/2010 - II Festival Ibrasotope de Música Experimental

08/julho/2010 - Graduação Música/UFMT (seminário de Monografia)

17/jun/2010 - concerto de encerramento do Simpósio RedeCO3 - UFMT

17/jun/2010 - Simpósio da RedeCO3 / Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas

28/maio/2010 - MusiCien - 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência UFMT

III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste

07/abril/2010 - Sensembow interpreta o compositor Roberto Victorio

15/set/2009 - Gravação do programa de TV Instrumental UFMT

26/ago/2009 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

28/out/2008 - III Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

26/jun/2008 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/nov/2007 - 24horas de Cultura UFMT

26/out/2007 - Abertura Seminário de Iniciação Científica UFMT

26/ago/2007 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/maio/2007 - Apresentação do Conjunto de Violões UFMT

Blog

Perspectivas para o Ensino de Composição Musical em Mato Grosso

Luciano Campbell

Uma das inquietações que me levaram a elaborar este trabalho é o papel fundamental da criatividade no desenvolvimento humano, nos processos pedagógico-musicais, e em especial no aporte que a composição musical possibilita para o desenvolvimento de atividades educacionais mais amplas, inclusivas e objetivas. A relação entre o fazer musical e a estimulação da criatividade como elemento essencial formativo é consenso entre os educadores e mostra-se significativa para o atual contexto da Música em Mato Grosso tendo em vista a proeminente escola composicional que se faz notável na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e que engloba uma produção recente de Música Contemporânea. Esse cenário tem contribuído no crescimento dos estudantes, na maneira com que estes se relacionam com as disciplinas previstas no currículo e com suas práticas como músicos e educadores. A possibilidade de reconhecer suas potencialidades e escolher a melhor forma de desenvolvê-las reforça o cenário da música em Mato Grosso. Mapear essa faceta do ensino superior de música mostra-se agora factível.

No primeiro capitulo discorro através de um levantamento bibliográfico, as contribuições dos estudos sobre criatividade no intuito de assegurar o papel do processo criativo como importante forma de expressão e principal meio de articulação entre sujeito e conhecimento dentro de um contexto de ensino formal. Pois, a composição musical sendo a gênese da feitura artística em música mostra-se ainda como a intermediadora do senso estético e de fixação teórica do conteúdos.

No segundo capitulo trago a problemática do ensino de composição musical na UFMT que vem ocorrendo através de algumas disciplinas do curso de licenciatura, mas que vem ampliando as perspectivas do ensino de música no Estado com uma produção musical considerável. Por conseqüência dessa prática proponho algumas reflexões sobre esse ensino através de um referencial histórico em formato de um portfólio composicional que mostra o desenvolvimento da minha própria produção realizada durante a graduação, englobando pequenos exercícios e obras concebidas com maior engajamento.


Apresentação dia 08 de julho de 2010

Título do Trabalho: Perspectivas para o Ensino de Composição Musical em Mato Grosso: entre processo criativo e formação.
Autor: Luciano Campbell
Orientação: Dr. Roberto Victorio
Banca: Ms. Ticiano Rocha e Dra. Teresinha Prada

About

  • Iniciou seus estudos formais entre os anos de 2000 e 2001 com Eduardo Martinelli Danzi; cursou história da Música com Regina Schlochauer, estruturação musical com Gilson Beck e violão com David Jerome. Participou de alguns grupos instrumentais (1998 e 2003) e atuou em 2004 como instrumentista convidado da Orquestra Sinfônica Jovem de Itanhaém/SP. Desde então, veio se aprofundando em cursos e masterclasses em Musicologia Histórica (UFMT-UFBA/Pablo Sotoyo), Regência (FUNARTE), Instrumentação e Arranjos Musicais (FUNARTE/Marcos Nogueira). Participou de masterclasses de composição com Jorge Antunes, Marisa Rezende, Silvio Ferraz, Edson Zampronha, Fernando Iazzetta, Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes, Rodolfo Caesar, Harry Crowl, entre outros. Estudou composição e regência durante a graduação com Roberto Victorio e orientações com João Pedro Oliveira.
  • Trabalhos Publicados
  • TEXTO: As Poéticas Musicais Contemporâneas e suas relações com a Musicologia. In: MusiCien - Ciclo de Palestras: Música e Ciência, 2010, Cuiabá. Anais do 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência (ISSN: 2177-5826). Cuiabá, 2010. v. 1. p. 7-16.
  • PESQUISA: A Bienal de Música Brasileira Contemporânea como fonte de Informação e Interpretação da Música de Concerto. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso, ISSN 1982-0410, 2010.
  • TEXTO: Uma Prática de Ensino em Música centrada na Criatividade. In: X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Sinop. X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical. Cuiabá : EduUFMT, 2010. p. 228-233.
  • TEXTO: A Relação da Cidade de Cuiabá com a Estética Musical Contemporânea. In: II Semana de Ciências Sociais, 2009, Cuiabá. Anais da II Semana de Ciências Sociais - Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • CURSO: Fundamentos da Nova Música. In: Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • TEXTO: Textura em Música: de elemento a unidade composicional. In: IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagens do Centro-Oeste, 2008, Cuiabá. Revista Eletrônica do GELCO - Linguagens: desafios contemporâneos, 2008. v. 1. p. 464-475.
  • PALESTRA: O Violão no Brasil, passagens históricas e personalidades. In: Programa de Monitoria do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, Disciplina: Prática Instrumental. 2008.
  • MESA REDONDA: A Pesquisa em Música na Graduação. In: VII Seminário de Linguagens: desafios contemporâneos, Universidade Federal de Mato Grosso, 2008.
  • http://lattes.cnpq.br/2657975787697452

    (in)pulso(ex)pansão (2010/11) for ensemble and tape

    Prize at the 6th Póvoa de Varzim Composition Contest 2011

    world premiere: Sond'Ar-te Electric Ensemble
  • Framefire II (2010) for sax and tape (excerpt)

    Raphael Morais (saxofone)

  • Peça para Violoncelo nº1 (2009)(excerpt)

    Fábio Presgrave (violoncelo)

  • Da Minha Prata-heresia (2009)

    interpretada por Teresinha Prada (violão)


lucianocampbell © 2009 | Visitantes |from Brazil|