Luciano Campbell
Uma das inquietações que me levaram a elaborar este trabalho é o papel fundamental da criatividade no desenvolvimento humano, nos processos pedagógico-musicais, e em especial no aporte que a composição musical possibilita para o desenvolvimento de atividades educacionais mais amplas, inclusivas e objetivas. A relação entre o fazer musical e a estimulação da criatividade como elemento essencial formativo é consenso entre os educadores e mostra-se significativa para o atual contexto da Música em Mato Grosso tendo em vista a proeminente escola composicional que se faz notável na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e que engloba uma produção recente de Música Contemporânea. Esse cenário tem contribuído no crescimento dos estudantes, na maneira com que estes se relacionam com as disciplinas previstas no currículo e com suas práticas como músicos e educadores. A possibilidade de reconhecer suas potencialidades e escolher a melhor forma de desenvolvê-las reforça o cenário da música em Mato Grosso. Mapear essa faceta do ensino superior de música mostra-se agora factível.
No primeiro capitulo discorro através de um levantamento bibliográfico, as contribuições dos estudos sobre criatividade no intuito de assegurar o papel do processo criativo como importante forma de expressão e principal meio de articulação entre sujeito e conhecimento dentro de um contexto de ensino formal. Pois, a composição musical sendo a gênese da feitura artística em música mostra-se ainda como a intermediadora do senso estético e de fixação teórica do conteúdos.
No segundo capitulo trago a problemática do ensino de composição musical na UFMT que vem ocorrendo através de algumas disciplinas do curso de licenciatura, mas que vem ampliando as perspectivas do ensino de música no Estado com uma produção musical considerável. Por conseqüência dessa prática proponho algumas reflexões sobre esse ensino através de um referencial histórico em formato de um portfólio composicional que mostra o desenvolvimento da minha própria produção realizada durante a graduação, englobando pequenos exercícios e obras concebidas com maior engajamento.
Apresentação dia 08 de julho de 2010
Título do Trabalho: Perspectivas para o Ensino de Composição Musical em Mato Grosso: entre processo criativo e formação.
Autor: Luciano Campbell
Orientação: Dr. Roberto Victorio
Banca: Ms. Ticiano Rocha e Dra. Teresinha Prada