lcwebd® Customizado por lcwebd®

News

27/maio/2012 - XXVI Panorama da Música Brasileira Atual - estreia

23/julho/2011 - Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (Portugal)

07/abril/2011 - Instalação Cubo Negro - concerto com Sensembow

25/nov/2010 - lançamento do CD Compositores de Mato Grosso

10/nov/2010 - Mostra de Música Eletroacústica da UFPR

28/out/2010 - Sensembow no Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN)

16/out/2010 - Ai-Maako Festival Internacional de Música Eletroacústica (Chile)

13/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

12/out/2010 - Quarteto Sensembow - Teatro Sesc Arsenal

10/out/2010 - IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

05/out/2010 - Quarteto Sensembow no Teatro Universitário da UFMT

29/julho/2010 - II Festival Ibrasotope de Música Experimental

08/julho/2010 - Graduação Música/UFMT (seminário de Monografia)

17/jun/2010 - concerto de encerramento do Simpósio RedeCO3 - UFMT

17/jun/2010 - Simpósio da RedeCO3 / Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas

28/maio/2010 - MusiCien - 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência UFMT

III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste

07/abril/2010 - Sensembow interpreta o compositor Roberto Victorio

15/set/2009 - Gravação do programa de TV Instrumental UFMT

26/ago/2009 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

28/out/2008 - III Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso

26/jun/2008 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/nov/2007 - 24horas de Cultura UFMT

26/out/2007 - Abertura Seminário de Iniciação Científica UFMT

26/ago/2007 - Recital do Conjunto de Violões UFMT

26/maio/2007 - Apresentação do Conjunto de Violões UFMT

Blog

Sensembow: soltando as amarras


Por Teresinha Prada

No dia 07 de abril de 2010 o público do Instituto de Linguagens pôde conferir uma apresentação do grupo Sensembow, formado por jovens músicos, alunos e ex-alunos do curso de Música do departamento de Artes da UFMT: Grazielle Louzada no sax soprano, Daniel Baier no vibrafone, Nelsindo de Moraes no baixo elétrico e Luciano Campbell na guitarra. Para essa primeira mostra, tivemos duas obras de Roberto Victorio: Canção para Isadora e Três Cantos Silvestres.

A proposta do Sensembow é fazer música contemporânea para essa formação e estão dispostos a cruzar as fronteiras de outras áreas, atuando com dança, artes cênicas e visuais bem como integrar-se ao mundo híbrido da eletroacústica.

A formação timbrística do Sensembow já daria um relato à parte, pois o ouvinte está diante de uma variedade de cores proporcionada pela escolha dos instrumentos, mas é pela escolha do repertório que vemos mais fortemente as referências do grupo.

Estivemos em um ensaio do Sensembow e pudemos constatar a seriedade de sua proposta, estruturada em uma sólida formação do grupo em música contemporânea e que se desdobra em um refinamento do som, da busca pelo fraseado mais límpido, precisão de entradas e vozes e, o mais difícil, a busca de uma coesão, de uma identidade própria que dê uma imagem ao grupo, mas isso, eles sabem, só o tempo trará, e eles estão a caminho, já deram os primeiros passos – soltaram as amarras. No repertório proposto, sabemos o que virá por aí: Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes, Ticiano Rocha e composições coletivas, work in progress, revisitado e revigorado pelas idéias novas desses jovens.

Fazer Música Contemporânea implica saber-se múltiplo, aberto, conhecedor das origens e dos vários procedimentos que fazem parte da Música da qual ela se fez herdeira e discordante... ; e é estar inserido num mundo de gestos muito próprios ao mesmo tempo que conectados com outras bases – o muito que se pode fazer dela (aliás esse é o nome de uma obra – coletiva – de Gilberto Mendes) a torna aberta ao mundo, e não fechada, como pensam. A grande jogada da música contemporânea foi abrir-se cada vez mais para mundos aparentemente paralelos, mas que na verdade são transversais e proporcionam sempre um retorno ao seu centro gravitacional, ora abrindo ora voltando às suas faixas originais, já alteradas pelas expedições a esses outros mundos. Isso tem um preço, obviamente, pois nem todo mundo está preparado para ouvir, para aceitar o diferente sem preconceitos e esse é mais um desafio ao grupo, encontrar-se com o público, sem a falsidade da subestimação, de querer agradar platéias.

O que se espera do Sensembow é que nos atinja pela complexidade de seu repertório e pela perfeita interação de música de câmara a ponto de nos fazer acreditar numa simplicidade. Pelo que já nos apresentaram nessa primeira aparição, temos certeza que vieram para fazer toda a diferença.

About

  • Iniciou seus estudos formais entre os anos de 2000 e 2001 com Eduardo Martinelli Danzi; cursou história da Música com Regina Schlochauer, estruturação musical com Gilson Beck e violão com David Jerome. Participou de alguns grupos instrumentais (1998 e 2003) e atuou em 2004 como instrumentista convidado da Orquestra Sinfônica Jovem de Itanhaém/SP. Desde então, veio se aprofundando em cursos e masterclasses em Musicologia Histórica (UFMT-UFBA/Pablo Sotoyo), Regência (FUNARTE), Instrumentação e Arranjos Musicais (FUNARTE/Marcos Nogueira). Participou de masterclasses de composição com Jorge Antunes, Marisa Rezende, Silvio Ferraz, Edson Zampronha, Fernando Iazzetta, Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes, Rodolfo Caesar, Harry Crowl, entre outros. Estudou composição e regência durante a graduação com Roberto Victorio e orientações com João Pedro Oliveira.
  • Trabalhos Publicados
  • TEXTO: As Poéticas Musicais Contemporâneas e suas relações com a Musicologia. In: MusiCien - Ciclo de Palestras: Música e Ciência, 2010, Cuiabá. Anais do 1º Ciclo de Palestras Música e Ciência (ISSN: 2177-5826). Cuiabá, 2010. v. 1. p. 7-16.
  • PESQUISA: A Bienal de Música Brasileira Contemporânea como fonte de Informação e Interpretação da Música de Concerto. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso, ISSN 1982-0410, 2010.
  • TEXTO: Uma Prática de Ensino em Música centrada na Criatividade. In: X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Sinop. X Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical. Cuiabá : EduUFMT, 2010. p. 228-233.
  • TEXTO: A Relação da Cidade de Cuiabá com a Estética Musical Contemporânea. In: II Semana de Ciências Sociais, 2009, Cuiabá. Anais da II Semana de Ciências Sociais - Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • CURSO: Fundamentos da Nova Música. In: Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.
  • TEXTO: Textura em Música: de elemento a unidade composicional. In: IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagens do Centro-Oeste, 2008, Cuiabá. Revista Eletrônica do GELCO - Linguagens: desafios contemporâneos, 2008. v. 1. p. 464-475.
  • PALESTRA: O Violão no Brasil, passagens históricas e personalidades. In: Programa de Monitoria do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, Disciplina: Prática Instrumental. 2008.
  • MESA REDONDA: A Pesquisa em Música na Graduação. In: VII Seminário de Linguagens: desafios contemporâneos, Universidade Federal de Mato Grosso, 2008.
  • http://lattes.cnpq.br/2657975787697452

    (in)pulso(ex)pansão (2010/11) for ensemble and tape

    Prize at the 6th Póvoa de Varzim Composition Contest 2011

    world premiere: Sond'Ar-te Electric Ensemble
  • Framefire II (2010) for sax and tape (excerpt)

    Raphael Morais (saxofone)

  • Peça para Violoncelo nº1 (2009)(excerpt)

    Fábio Presgrave (violoncelo)

  • Da Minha Prata-heresia (2009)

    interpretada por Teresinha Prada (violão)


lucianocampbell © 2009 | Visitantes |from Brazil|